Newsletter

FIQUE A PAR DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Login


BEM-VINDO AO CONGRESSO VIRTUAL IMERSIVO DE ATEROSCLEROSE.

Recebeu os dados de acesso aquando da sua inscrição, via e-mail. Deverá efetuar o login com o e-mail e senha nele indicados. Introduza os dados e disfrute do nosso Congresso

Mensagem de Boas-Vindas

XXIX CONGRESSO PORTUGUÊS DE ATEROSCLEROSE

Vivemos ainda tempos de inquietude! O tsunami gerado pela pandemia mudou de forma marcante as nossas vidas, individual e colectiva. Julgamos estar no princípio do fim, mas há quem nos avise que podemos estar no fim do princípio. A ser assim, só depois de 2022, auguram, estaremos a viver a normalidade que se sucede à limpeza dos destroços que as grandes catástrofes deixam para trás.

O impacto nas nossas actividades assistenciais tem merecido muita atenção, em particular focalizado naquilo que deixou de ser feito para, concentrando esforços, contermos as ondas de choque da pandemia. Não há área da medicina que tenha passado incólume por esta crise e que, agora, não se obrigue a procurar resolver com rapidez, os problemas que se foram acumulando.

Mas, nós médicos, sabemos que há uma parte das nossas vidas, invisível ou esbatida para muitos, que nos completa e que nos torna mais capazes: a actividade científica! O médico cidadão do mundo, não o é, em plenitude, sem a contínua busca pelo aperfeiçoamento técnico-científico. E, aqui, também se fez sentir a pandemia! Impedidos de frequentar presencialmente as sessões/reuniões/jornadas/congressos que são o motor do nosso enriquecimento científico, também nós aderimos à comunicação virtual através da NET, meio que utilizámos já, com muito sucesso, no nosso último congresso. Hoje, a maior parte de nós conhece as várias plataformas de comunicação que, sem qualquer dúvida, entrarão connosco pelo futuro adentro.

Este ano, o XXIX Congresso Português de Aterosclerose, agendado para 15 e 16 de outubro, terá um modelo híbrido. Presencialmente decorrerá no Meliã Ria Hotel, em Aveiro. A faceta virtual, sob a responsabilidade da NewsFarma, permitirá o acompanhamento on time de todo o evento. Sob o lema Enfrentar o futuro partilhando saberes, foi preocupação da organização promover a discussão e debate em torno dos temas que se relacionam com a aterosclerose, mas de forma a concitar o interesse de todos aqueles que, no dia-a-dia, acompanham pessoas com aquela patologia. A diversidade das disciplinas científicas que lidam com a aterosclerose e suas complicações obriga-nos a este momento de reflexão. O saber partilhado, estruturalmente integrador, capacita-nos e torna-nos mais fortes na luta sem tréguas contra a doença aterosclerótica.

Com convidados nossos e estrangeiros, teremos um programa científico que incluirá sessões, mesas-redondas, simpósios e conferências. A variedade dos temas que em breve detalharemos e a qualidade dos palestrantes criam expectativas de atratividade e afluência que nos responsabilizarão ainda mais.

Este Congresso, pelo modelo que utilizaremos, exige esforços e dedicação de muitos. Também da Indústria Farmacêutica, parceira sem a qual tudo seria mais difícil e penoso. A todos a nossa gratidão.

Até breve. Encontramo-nos no XXIX Congresso Português de Aterosclerose!

 

Carlos Rabaçal

Presidente do XXIX Congresso Português de Aterosclerose