Newsletter

FIQUE A PAR DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

É profissional de saúde?

Login


BEM-VINDO AO CONGRESSO VIRTUAL IMERSIVO DE ATEROSCLEROSE.

Recebeu os dados de acesso aquando da sua inscrição, via e-mail. Deverá efetuar o login com o e-mail e senha nele indicados. Introduza os dados e disfrute do nosso Congresso

Congresso

MENSAGEM DO PRESIDENTE

A Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (S.P.A.) promove anualmente o seu congresso e este ano o XXVIII Congresso Português de Aterosclerose teve de se adaptar a uma nova realidade imposta pela pandemia COVID-19.

O tratamento do doente com aterosclerose é multidisciplinar e o conhecimento global do processo aterosclerótico é extremamente vasto abrangendo muitas disciplinas científicas, das ciências básicas às clínicas.

À “natureza polifactorial e multidisciplinar” da doença aterosclerótica, a S.P.A. estruturou-se com um conceito integrador para ultrapassar as fronteiras científicas dispersas por várias Sociedades Científicas.

Por isso, vimos propor à comunidade dedicada ao doente com aterosclerose que se reúna, de 12 a 16 de outubro, no formato de congresso virtual imersivo, pensado para ser o mais familiar possível à nossa experiência de congresso físico. Manteremos o nosso modelo habitual de sessões magnas, palestras, mesas redondas, simpósios. O debate será, porventura, ainda mais rico e interessante, pois as novas ferramentas digitais permitem-nos uma interação rápida e assertiva, nas nossas sessões em direto, e em deferido. Nada do conhecimento que iremos partilhar, se irá perder. Pelo contrário, será material importante ao qual poderemos retornar.

Muito me apraz dizer que o nosso Congresso se realize com a colaboração da Sociedade Europeia de Aterosclerose (EAS) e a Sociedade Internacional de Aterosclerose (IAS), representadas pelos respetivos presidentes. Esta colaboração é um elemento enriquecedor a que se junta o contributo de sociedades científicas e associações nacionais parceiras nesta luta em prol do doente com aterosclerose, para uma ação concertada da S.P.A. na prevenção e tratamento da aterosclerose e outras doenças e condições associadas, e que se reflete nas temáticas escolhidas para este congresso.

O lema do nosso Congresso será: “Pontos de viragem na rota do tratamento”.

Esperamos contar com a vossa colaboração.

 

A terminar não resisto citar,

“Um homem quando aprende não fica a saber mais. Fica a ignorar menos” – Filósofo anónimo

Alberto Mello e Silva

Presidente do XXVIII Congresso Português de Aterosclerose

ÁREAS TEMÁTICAS

Tratamento da dislipidemia na infância

O legado da dieta atlântica

Aterosclerose: o peso da doença em Portugal

Lípidos na doença oncológica

Prevenção da dislipidemia; da hipertensão; da diabetes

Inflamação nos doentes com dislipidemia

Prevenção: o que falta fazer na dislipidemia, na hipertensão e na diabetes

Inflamação, envelhecimento e aterosclerose

O papel do sono no risco cardiovascular

Guidelines para dislipidemia ESC/EAS 2019 - “implementação clínica na gestão do colesterol LDL e do doente no mundo real”

Ateroprotecção: novos desafios