Através dos dados da realidade europeia – estudo DA VINCI -, o Prof. Doutor Kausik Ray, na sua apresentação, alertou para a urgente redução dos fatores de risco, sugerindo a intervenção multifatorial como caminho para alcançar esta meta. Em entrevista, o Dr. João Sequeira Duarte, presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA), analisou os dados apresentados na “Conferência Polybio Serra e Silva”, no XXIX Congresso Português da Aterosclerose.
Ao longo da sessão, foi dito que o controlo do colesterol LDL deve ser feito de “forma continuada, sem grandes complicações e o mais cedo possível, porque a carga de doença aterosclerótica decorre da carga de colesterol que acompanha os doentes” e frisou-se a utilização de novas abordagens terapêuticas.
“Na próxima década, espera-se que sejam reforçadas intervenções mais efetivas, recorrendo a associações terapêuticas melhor toleradas e mais eficazes, garantindo que os doentes alcancem os alvos terapêuticos recomendados que se têm mostrado eficazes para reduzir os eventos cardiovasculares”, concluiu o Dr. João Sequeira Duarte.