Newsletter

FIQUE A PAR DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Login


BEM-VINDO AO CONGRESSO VIRTUAL IMERSIVO DE ATEROSCLEROSE.

Recebeu os dados de acesso aquando da sua inscrição, via e-mail. Deverá efetuar o login com o e-mail e senha nele indicados. Introduza os dados e disfrute do nosso Congresso

“Um momento de crescimento para todos”

Com o arranque de mais um Congresso Português de Aterosclerose (CPA), o primeiro dia desta 29.ª edição ficou marcado pela sessão de abertura, que contou com as intervenções do Dr. João Sequeira Duarte, presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA), do Dr. Carlos Rabaçal, presidente do Congresso, e do Dr. Diogo Cruz, do Hospital de Cascais.

O Dr. Diogo Cruz, durante a sua mensagem de boas-vindas, começou por dizer que foi “um dos grandes defensores para a realização do congresso em formato presencial”, uma vez que é uma mais-valia para que se consigam trocar e partilhar ideias.

Quanto ao programa, o especialista partilhou que este foi muito projetado “no que o futuro pode trazer, já que não se sabe o impacto que a pandemia vai ter nos próximos tempos, sendo importante prepará-lo para se evitar mais mortes”.

O segundo interveniente foi o Dr. Carlos Rabaçal, que afirmou sentir-se honrado por ser o presidente desta 29.ª edição, mas que encarou o convite como um desafio. “Organizar um congresso é uma tarefa que nos honra e, por isso, tem um peso enorme sobre nós”. No entanto, “isto nunca é uma tarefa de um homem só”, deixando uma palavra de agradecimento, em especial, ao Dr. João Sequeira Duarte, ao Prof. Doutor Manuel Teixeira Veríssimo, ao Prof. Doutor Alberto Mello e Silva e ao Dr. Francisco Araújo.

“Em termos pessoais, fico mais rico tanto sob o ponto de vista do currículo, mas também por me aproximar de vários colegas e ficarei ainda mais satisfeito, se, no final deste congresso, cumprir com as expectativas de quem se deslocou aqui, ou de quem nos está a ver em casa”, concluiu.

Por último, o Dr. João Sequeira Duarte reiterou o que os colegas haviam dito, mas frisou que preparar o congresso “foi um momento de crescimento para todos, para atualizar conhecimentos e saberes”. “Esperamos que o que for aqui transmitido possa ter impacto nos cuidados de saúde que vamos prestando às pessoas que servimos”, reforçou o especialista, no que diz respeito a um dos principais objetivos do evento.

Ao longo dos dois dias do evento, os participantes podem contar com sessões, mesas-redondas, simpósios e conferências dedicadas a este ramo da Medicina. A par disso, a SPA junta-se à Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) numa mesa-redonda para debater a relação entre aterosclerose e AVC. Também a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) está presente para discutir guidelines, consensos e normas relacionadas com a aterosclerose e os seus doentes.

Sob o lema “Enfrentar o futuro partilhando saberes”, o congresso pretende promover o enriquecimento científico de centenas de profissionais de saúde, que tenham como objetivo discutir e a partilhar as novidades na área da aterosclerose.

PARTILHAR
21 Outubro 2021

Mudança de paradigma na terapêutica aterotrombótica

O Prof. Doutor José Pereira de Moura, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), integrou o painel de especialistas palestrantes do XXIX Congresso Português de Aterosclerose. Em entrevista, salientou a importância da “mudança de paradigma” na terapêutica aterotrombótica. Veja a entrevista completa. A análise feita na sessão “Um novo paradigma na prevenção dos eventos […]
21 Outubro 2021

Novas moléculas conseguem baixar os níveis de colesterol LDL

Através dos dados da realidade europeia – estudo DA VINCI -, o Prof. Doutor Kausik Ray, na sua apresentação, alertou para a urgente redução dos fatores de risco, sugerindo a intervenção multifatorial como caminho para alcançar esta meta. Em entrevista, o Dr. João Sequeira Duarte, presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA), analisou os dados […]
21 Outubro 2021

“A SPA tem muito orgulho em ter participado no estudo LATINO”

“O estudo LATINO permitiu analisar, pela primeira vez, dados considerados BIG DATA, numa população de 90 mil doentes, seguidos na Unidade de Saúde Local de Matosinhos”. A explicação é feita pelo Dr. Francisco Araújo, presidente eleito da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA), que, em entrevista, avançou com os dados apurados. Veja o vídeo. No decorrer […]
16 Outubro 2021

O papel da terapêutica combinada no combate à dislipidemia

Intitulada “Lípidos e dislipidemia na prevenção secundária – o risco não é homogéneo”, a sessão, apoiada pela Tecnimede no XXIX Congresso Português de Aterosclerose, contou com a participação do Dr. Alberto Mello e Silva e do Prof. Doutor José Pereira de Moura. Em entrevista, o Dr. Alberto Mello e Silva resumiu as principais mensagens partilhadas […]