O Dr. Francisco Araújo vai apresentar os resultados finais do estudo LATINO (Lipid mAnagemenT IN pOrtugal) amanhã, dia 16 outubro, na sessão “Big data na aterosclerose em Portugal: resultados do estudo LATINO”, no âmbito do XXIX Congresso Português de Aterosclerose. A sessão está agendada para as 15h30.
Da parceira entre a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e a Novartis Farma resultou este estudo, que tem como propósito conhecer melhor o perfil risco cardiovascular de uma coorte nacional, bem como descrever as suas características clínicas, perfil lipídico, padrões de tratamento, adesão terapêutica e outcomes cardiovasculares.
Além disso, a investigação também inclui a descrição da jornada do doente entre Cuidados Primários e Secundários e a estimativa dos custos direta ou indiretamente relacionados com a doença cardiovascular.
O Dr. Francisco Araújo, que partilha a coordenação científica do estudo LATINO com a Prof.ª Doutora Cristina Gavina, e que conta com a coordenação operacional do Prof. Doutor Tiago Taveira-Gomes, em entrevista à News Farma, destaca que “os dados portugueses têm alguma inconsistência”. “É preciso perceber a realidade do País”, já que existe “uma noção errada sobre a real existência de pessoas com risco cardiovascular elevado em Portugal”, destaca. E acrescenta: “Esse foi o primeiro fator que nos fez pensar que o LATINO era um estudo que fazia todo o sentido até por causa da riqueza de dados que existem.”
“Na apresentação do LATINO veremos pela primeira vez a utilidade da análise de BIG DATA em Portugal, analisando em detalhe o risco cardiovascular dos nossos doentes, a forma como controlamos os seus fatores de risco e as consequências que resultam nos eventos cardiovasculares, revelando a verdadeira face do risco cardiovascular numa amostra significativa da população portuguesa”, conclui.
Marque presença na sessão amanhã, às 15h30.