O XXIX Congresso Português de Aterosclerose está prestes a começar e a edição deste ano pretende voltar a promover o enriquecimento científico de centenas de profissionais de saúde.
O programa científico do evento engloba sessões, mesas-redondas, simpósios e conferências, que têm como objetivo abordar a diversidade das disciplinas científicas que se relacionam com a aterosclerose.
Entre as sessões, destaque para uma mesa redonda sobre os efeitos pleiotrópicos dos fármacos CV, uma sessão para discussão sobre os benefícios do Ómega 3, um debate sobre o tratamento da inflamação e uma conferência sobre ritmos circadiários, genes periódicos e doenças ateroscleróticas. No primeiro dia do Congresso, o Prof. Doutor Kausik Ray, professor no Imperial College London e presidente da European Atherosclerosis Society, será orador numa conferência sobre a próxima década na aterosclerose.
A par destes, “Mulheres com coração: perceber o passado, melhorar o futuro”; “Tempestade arterial, o início de uma longa jornada”; “Lípidos e dislipidemia na prevenção secundária – o risco não é homogéneo”; e “Terapêutica de combinação na dislipidemia: porquê usar mais cedo, mais tempo e para mais doentes?” são alguns dos temas que vão estar em discussão ao longo dos dois dias do congresso.
Neste Congresso, a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose junta-se à Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) numa mesa redonda para debater a relação entre aterosclerose e AVC. Também a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) estará presente para discutir guidelines, consensos e normas relacionadas com a aterosclerose e os seus doentes.
A 29.ª edição deste evento científico pretende reunir todos os envolvidos e dedicados ao estudo, investigação e tratamento na área da aterosclerose, sob o mote “Enfrentar o futuro partilhando saberes”.