Newsletter

FIQUE A PAR DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Login


BEM-VINDO AO CONGRESSO VIRTUAL IMERSIVO DE ATEROSCLEROSE.

Recebeu os dados de acesso aquando da sua inscrição, via e-mail. Deverá efetuar o login com o e-mail e senha nele indicados. Introduza os dados e disfrute do nosso Congresso

Especialistas debatem futuro da aterosclerose

O XXIX Congresso Português de Aterosclerose está prestes a começar e a edição deste ano pretende voltar a promover o enriquecimento científico de centenas de profissionais de saúde.

O programa científico do evento engloba sessões, mesas-redondas, simpósios e conferências, que têm como objetivo abordar a diversidade das disciplinas científicas que se relacionam com a aterosclerose.

Entre as sessões, destaque para uma mesa redonda sobre os efeitos pleiotrópicos dos fármacos CV, uma sessão para discussão sobre os benefícios do Ómega 3, um debate sobre o tratamento da inflamação e uma conferência sobre ritmos circadiários, genes periódicos e doenças ateroscleróticas. No primeiro dia do Congresso, o Prof. Doutor Kausik Ray, professor no Imperial College London e presidente da European Atherosclerosis Society, será orador numa conferência sobre a próxima década na aterosclerose.

A par destes, “Mulheres com coração: perceber o passado, melhorar o futuro”; “Tempestade arterial, o início de uma longa jornada”; “Lípidos e dislipidemia na prevenção secundária – o risco não é homogéneo”; e “Terapêutica de combinação na dislipidemia: porquê usar mais cedo, mais tempo e para mais doentes?” são alguns dos temas que vão estar em discussão ao longo dos dois dias do congresso.

Neste Congresso, a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose junta-se à Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) numa mesa redonda para debater a relação entre aterosclerose e AVC. Também a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) estará presente para discutir guidelines, consensos e normas relacionadas com a aterosclerose e os seus doentes.

A 29.ª edição deste evento científico pretende reunir todos os envolvidos e dedicados ao estudo, investigação e tratamento na área da aterosclerose, sob o mote “Enfrentar o futuro partilhando saberes”.

PARTILHAR
16 Outubro 2021

O papel da terapêutica combinada no combate à dislipidemia

Intitulada “Lípidos e dislipidemia na prevenção secundária – o risco não é homogéneo”, a sessão, apoiada pela Tecnimede no XXIX Congresso Português de Aterosclerose, contou com a participação do Dr. Alberto Mello e Silva e do Prof. Doutor José Pereira de Moura. Em entrevista, o Dr. Alberto Mello e Silva resumiu as principais mensagens partilhadas […]
16 Outubro 2021

A relação entre os ritmos circadiários e a doença aterosclerótica

A Conferência “Ritmos circadiários, genes periódicos e doenças ateroscleróticas” decorreu hoje, 16 outubro, no XXIX Congresso Português de Aterosclerose, e contou com a participação do Dr. António Pedro Machado, médico internista, na qualidade de orador. Em vídeo, o especialista explicou a relação entre os ritmos circadiários e a aterosclerose. Assista à entrevista. O corpo humano […]
16 Outubro 2021

Efeitos pleiotrópicos dos fármacos CV: o papel dos antidiabéticos

“Os novos fármacos antidiabéticos são opções com efeito cardiovascular, que também reduzem a glicemia”. Palavras da Prof.ª Doutora Cristina Gavina, do Hospital de Matosinhos, sobre o potencial destas recentes classes farmacológicas, “que tratam as doenças desde o início da sua génese até àquela que é a sua manifestação mais grave”. Em vídeo, a médica sumariza […]