Newsletter

FIQUE A PAR DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

É profissional de saúde?

Login


BEM-VINDO AO CONGRESSO VIRTUAL IMERSIVO DE ATEROSCLEROSE.

Recebeu os dados de acesso aquando da sua inscrição, via e-mail. Deverá efetuar o login com o e-mail e senha nele indicados. Introduza os dados e disfrute do nosso Congresso

“Nunca vamos vencer a batalha da pré-diabetes se não vencermos a batalha da obesidade”

“Nunca vamos vencer a batalha da pré-diabetes se não vencermos a batalha da obesidade”

Arrancou esta segunda-feira, dia 12 de outubro, a 28.ª edição do Congresso Português de “Falar de pré-diabetes é falar de doentes que têm também hipertensão, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia e, sobretudo, obesidade”, explica a Dr.ª Joana Louro a propósito da sessão “Desafios na decisão – Quase lá mas não ainda: Na diabetes (pré-diabetes)”, no âmbito do XXVIII Congresso Português de Aterosclerose. A especialista destacou a importância da prevenção no combate a esta patologia.

A pré-diabetes está associada a um alto risco cardiovascular, o que provoca “mais AVC, enfartes, doenças arteriais periféricas e insuficiência cardíaca”, resultando num aumento da taxa de mortalidade.

“Um adulto em cada três, nos Estados Unidos da América, sofre desta entidade e 90% destas pessoas não sabe sequer que a tem, logo não a pode prevenir”, afirma a Dr.ª Joana Louro.

No entanto, a pré-diabetes “é prevenível de evoluir para uma diabetes”, aponta a médica, explicando ainda que também o é para uma evolução metabólica, como para “o aumento do risco cardiovascular”. Travar a obesidade e alterar os estilos de vida menos saudáveis são medidas a implementar, recomenda a Dr.ª Joana Louro.

PARTILHAR